Mário Luiz Delgado nasceu em João Pessoa, na Paraíba e é formado em direito pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba (1991). Tem especialização em processo civil pela UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em direito civil pela PUC – SP, e doutorado em direito civil pela USP – SP. Complementou seus estudos com aperfeiçoamento em The English Legal System for Brazilian Judges (University of London, UL, Inglaterra).
Logo depois de formado, prestou concurso para a Justiça Federal e passou a atuar no Tribunal Regional Federal da 5ª Região em Recife (1992). Lá permaneceu até 1999, quando foi convidado pelo então Deputado Federal Ricardo Fiuza para trabalhar no Congresso Nacional como assessor parlamentar e também assessor na Comissão Especial, que foi criada para examinar o projeto de lei que daria origem ao novo Código Civil Brasileiro.
Em razão da sua participação na etapa final de elaboração do novo código civil, foi condecorado com a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados.
Em 2005, com o falecimento do deputado Ricardo Fiuza, foi convidado para ser sócio de um escritório de advocacia pernambucano, que abria filial em São Paulo (Martorelli Advogados), para onde se mudou. Desde então vem se dedicando exclusivamente ao exercício da advocacia privada, em paralelo com as suas atividades acadêmicas. Em 2014, resolveu montar seu próprio escritório, especializado na área de direito de família e sucessões.
Dentro do sistema OAB, já foi Vice-Presidente e membro efetivo da Comissão de Direito Civil da OAB-SP, Membro efetivo da Comissão de Franchising da OAB/SP, Membro Consultor da Comissão Especial de Acompanhamento Legislativo do CFOAB, Membro da Coordenação de Sociedade Individual dos Advogados do CFOAB, Presidente da Comissão de Direito de Família do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e Diretor do Instituto dos Advogados de São Paulo (de 2013 até a presente data). É atualmente membro consultor da Comissão da Advocacia de Família e Sucessões da OAB/SP e membro do IAB – Instituto dos Advogados do Brasil, IAMG – Instituto dos Advogados de Minas Gerais e do IAP- Instituto dos Advogados de Pernambuco.
No âmbito das organizações da sociedade civil, já foi Conselheiro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP (2018 – 2021) e é atualmente Presidente da Comissão de Assuntos Legislativos do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM.
Consciente da missão de contribuir para o aprimoramento da classe dos advogados, tem ministrado aulas em diversos cursos da Escola Superior da Advocacia, destacando-se os da ESA SP, ESA GO, ESA PE, ESA MT entre outras.
Atualmente, Mário Luiz Delgado advoga em escritório particular em São Paulo, Recife e Brasília, e é professor em programas de Pós-Graduação de diversas instituições brasileiras. Tem diversos livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. É Membro da Academia Brasileira de Direito Civil – ABDC e da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas (APLJ). Também é coordenador da Revista Nacional de Direito de Família e Sucessões, publicada pela Editora Lex Magister. É palestrante e conferencista especializado em assuntos ligados ao Direito Civil.